Transformador Isolador

O transformador isolador possui a relação n1/n2 igual a 1. Isso significa que o valor da tensão que entra é igual ao que sai.


Isolador

O transformador isolador possui a relação n1/n2 igual a 1. Isso significa que o valor da tensão que entra é igual ao que sai.

 

Mas para que utilizá-lo nessa configuração?

 

Duas são as finalidades para utilizarmos o transformador isolador: como filtro ou limitador de potência.

 

Como já abordamos anteriormente, o transformador convencional para baixas frequências (núcleo de aço laminado e fios de cobre) não pode transportar energia entre seus enrolamentos em altas frequências. Se isso é um fator limitante por um lado, por outro é conveniente.

 

Sabemos que as frequências harmônicas da senoide fundamental (60 Hz) constituem uma das principais fontes de ruídos elétricos prejudiciais no ambiente industrial, e que eles podem ocupar o espectro de frequências que atinge vários kHz.

 

Ora, uma vez que o trafo isolador não pode induzir sinais nessa faixa de frequências, todo ruído gerado no seu primário não é levado à carga. A recíproca é verdadeira, ou seja, todo ruído gerado pela carga não é “jogado” para a rede.

 

O transformador isolador, portanto, funciona como um filtro. Outra razão para se utilizar o transformador isolador é a segurança. Quando isolamos uma carga da rede via “trafo”, qualquer problema com essa carga (um curto-circuito, por exemplo) terá sua magnitude limitada na potência do transformador.

 

Vamos a um exemplo prático:

 

Imaginem que tenhamos uma máquina qualquer isolada da rede, de acordo com a figura 15. Notem que o transformador tem a potência real de 2200 W. Dessa forma, um curto-circuito no lado da carga poderá atingir um valor máximo de 10 A.

 


 

Caso a mesma carga estivesse ligada diretamente a rede, esse valor atingiria vários kA, e os danos causados seriam bem maiores. Segundo a mesma filosofia, o transformador isolador aumenta a segurança para o usuário da máquina. Chamamos essa isolação de “isolação galvânica”.

25 de Fevereiro de 2016

Outras Notícias

Todas as Notícias