Qual a diferença entre transformador e autotransformador?

Uma dúvida muito presente entre os eletricistas é se existe uma diferença entre transformador e autotransformador, e se existe uma diferença qual é esta diferença é esta?


Um transformador é uma maquina elétrica que consegue transmitir uma potência elétrica de um circuito para outro induzindo corrente, tensões e mesmo modificando estas grandezas através de princípios estudados em eletromagnetismo. Através do estudo do eletromagnetismo foi descoberto que é possível criar uma corrente elétrica em determinado circuito através de um fluxo magnético variável, por se tratar de um fluxo variável os transformadores só funcionam em correntes alternadas.

Existe sim diferença entre transformador e autotransformador.

O transformador será composto de dois enrolamentos de condutores distintos que envolverão o mesmo núcleo de ferro, esta separação física entre os enrolamentos irá garantir uma vantagem ao transformador, uma isolação galvânica existe de modo a proteger a rede de alimentação da saída deste transformador.

Esta isolação entre rede e carga garante uma proteção a ambos em relação a possíveis transientes de rede que possam vir a ser criados da rede para a carga ou mesmo da carga para a rede.

Um inconveniente do transformador é que para a construção de duas bobinas o equipamento terá maiores dimensões e haverá um aumento considerável no preço devido a maior quantidade de material usado para a fabricação.

A simbologia usada para o transformador é esta visto abaixo:

Simbologia transformador.

Simbologia de transformador, enrolamentos isolados.

 

O autotransformador é uma maquina elétrica que conseguir fazer a mesma indução de potencia, a um circuito, com alteração de tensão e corrente, mas contrario ao transformador apenas um enrolamento é usado para isso, de acordo com a transformação desejada em determinada parte do enrolamento será derivado um “tap” e neste ponto teremos valores diferentes dos encontrados na entrado do autotransformador.
 

A constituição diferenciada do autotransformador garante a ele certas ventagens, um melhor rendimento é encontrado no autotransformador e haverá uma menor queda de tensão nestes modelos. Outra grande ventagem é um preço reduzido se comparado ao transformador convencional.

A simbologia usada para o autotransformador é esta visto abaixo:

Simbologia autotransformador.

Simbologia de autotransformador, único enrolamento.

Fonte: mundodaeletrica

27 de Agosto de 2015

Outras Notícias

Todas as Notícias