AutoTransformadores Trifásicos

Temos AutoTransformadores Trifásicos a pronta entrega, de IP-00 (aberto) e IP-23 (caixa metálica), nas tensões:


Muitas pessoas, em especial os profissionais da área de elétrica, têm dúvidas sobre as diferenças entre transformador e auto transformadores trifásicos, afinal, os nomes são parecidos e, sendo assim, as funções parecem ser as mesmas, mas não são.

Um transformador, por exemplo, é uma máquina elétrica que consegue transmitir uma potência elétrica de um circuito a outro induzindo correntes e tensões. Ele será composto por dois enrolamentos de condutores distintos. Eles estarão envolvidos no mesmo núcleo de ferro, o que garantirá uma isolação galvânica que protegerá a rede de saída desse elemento.

Já os autotransformadores trifásicos tem a mesma função do transformador, ou seja, ele faz a indução da potência em um circuito, mas, ao contrário do outro exemplo acima, vai utilizar somente um enrolamento.

Dependendo da transformação desejada, esse auto trafo, comumente conhecido, em uma parte do enrolamento será derivado um “tap” e, então, surgirá valores diferentes dos encontrados na entrada desse acessório.

Essa diferença em sua constituição acarreta inúmeras vantagens: melhor rendimento e menor queda de tensão nesse modelo. Além disso, o custo-benefício desses autotransformadores trifásicos são mais benéficos quando se comparado ao transformador.

A utilização de ambos é bastante apropriada em todos os sistemas elétricos, sendo assim, é de extrema importância à orientação dos profissionais quanto as suas diferenças.


18 de Maio de 2017

Outras Notícias

Todas as Notícias